patrocínio & apoio

Home >>>

Patrocínio:

        
Instituto Oi Futuro

Lei de Incentivo à Cultura

Apoio:

Só a Rigor             Priori             La Fiorentina    TV Globo
LN         Chico & Alaíde    Arte Cinco   Metamodo    Clube do Assinante    Michelli
Baixe aqui a proposta de patrocínio para espetáculo de variedades

>>> para patrocinadores

objetivos gerais do projeto

O projeto CABARÉ CARUSO está comprometido com a arte e a cultura, e seus parâmetros básicos são a divulgação e a promoção de eventos que destaquem artistas e criações artísticas com shows, exposições, palestras e oficinas para a difusão de sua memória. O projeto parte de um slogan que define bem seus propósitos:

              “Cabaré Caruso: onde tudo pode acontecer!”

Em cultura e em arte, este é o parâmetro para essa iniciativa.

 

 

Clique aqui para comprar CD-ROM de Villa-Lobos
O projeto CABARÉ CARUSO tem como objetivo apresentar ao público, de forma integrada, uma série de shows, exposições, palestras, workshops, programa televisivo, site na Internet, publicações artísticas e criação de objetos diversos, que venham a promover e a divulgar a arte e a cultura.

O projeto será realizado levando-se em conta a importância histórica dessas expressões artísticas no Brasil e no mundo. Ações culturais permitirão que novas gerações e os mais velhos possam se reconhecer diante de suas raízes culturais e receber informações sobre conceitos, fundamentos e métodos de criação abordados por artistas e pesquisadores convidados. Como contrapartida social, o projeto oferecerá a possibilidade de atender, periodicamente, grupos de pessoas de comunidades carentes com palestras, oficinas e workshops.

O local adequado para realização destas ações deverá ser um espaço cultural com características de piano-bar, café-teatro e cabaré, proporcionando ambiente perfeito para receber apresentações de espetáculos, exposições e eventos diversos através das ações propostas.

justificativa

Antes mesmo que o público brasileiro tivesse acesso ao cinema mudo, ainda nos tempos da Princesa Isabel, o Rio de Janeiro, através de seu Teatro, realizava anualmente um espetáculo de grande sucesso em que eram representados, de forma satírica e musical, acontecimentos políticos, culturais e outros. A isso se dava o nome de Teatro de Revista, por corresponder, na forma teatral, a uma revista que reportava acontecimentos de domínio público, por sua repercussão. A evolução desse gênero de espetáculo, com significativa ajuda da presença de companhias estrangeiras (Mistinguet — a origem das pernas de fora das polacas que viraram a cabeça de políticos e coronéis) desaguou no teatro de variedades.

Clique aqui para comprar CD-ROM de Villa-Lobos
Tivemos empresários teatrais como Pascoal Segretto, mais tarde Walter Pinto no Teatro Recreio (com forte influência francesa), depois Carlos Machado. Este último, já trazia a influência do "music hall", do show, cuja origem mais remota está nas apresentações que precediam os filmes de cinema mudo, quando de suas primeiras apresentações no Brasil. Essa espécie de manifestação artística — meio que colagem de cenas esparsas, números musicais cantados e dançados — correspondia, na Alemanha do pós Primeira Guerra, ao CABARÉ — embora tanto o estabelecimento comercial noturno, quanto a palavra sejam de origem francesa. Nem por isso deixou de ser fonte de recursos inesgotáveis a um nascente movimento dramatúrgico da chamada pátria de Goethe, que viria a influenciar o teatro do Ocidente durante décadas (Bertold Brecht), caindo em desuso com a queda do Muro de Berlim e suas conseqüências.

O CABARÉ poderia ser descrito como um teatro de variedades, com mesas e cadeiras na platéia — em vez de poltronas — para que o espectador pudesse beber, comer, fumar, dançar, relaxar durante as apresentações. Se no Brasil o teatro de variedades revelou Carmen Miranda, na Alemanha o CABARÉ foi cenário para Marlene Dietrich (no filme Anjo Azul) — e, posteriormente, se internacionalizou plenamente sintetizado no filme "Cabaré”, de Bob Fosse, anos setenta. E, em nosso passado recente, foi lugar onde a noite abrigava gente como Vinicius de Morais (jovem), Eneida, Mário de Andrade, Noel Rosa, freqüentadores ou moradores do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

A importância desses espaços artísticos referenciados e, de certa maneira, interligados em sua tessitura formal, está no fato de que formam excelentes válvulas de escape — nem sempre compreendidas ou aceitas pela crítica exageradamente refinada. Espaços libertários, onde intuitivamente artistas populares se consagram com canções, paródias, críticas e reflexões sobre usos & costumes, estão ali esboçados nos esquetes que revelam aspectos políticos, culturais, comportamentais, em que o objetivo primordial é trazer humor, descontração e divertimento para o público.

Não só nos esquetes, mas também através da expressão de diversos de nossos cartunistas, chargistas, caricaturistas, ilustradores, desenhistas, artistas plásticos, músicos, atores, dramaturgos, roteiristas, escritores, cineastas, compositores e tantos outros em suas especialidades artísticas, a cultura brasileira sempre foi muito bem retratada. No entanto, os espaços destinados à manifestação cultural continuam escassos e é preciso fomentar sua divulgação para que se possa formar público e profissionais de cultura. A oportunidade de promover a expressão dessa diversidade cultural através de uma proposta — que unirá o antigo ao contemporâneo — se soma com a realização do “CABARÉ CARUSO: onde tudo pode acontecer!”

Sendo o Rio de Janeiro o berço desta criação, faz-se necessário fomentar ações nesta cidade, que promovam a perpetuação histórica de nossa cultura, que conta com o reconhecimento internacional e que formou diversos profissionais e admiradores desde a literatura, às artes visuais e às artes cênicas.

resultados  
Clique aqui para comprar CD-ROM de Villa-Lobos

 

O projeto CABARÉ CARUSO atuará sobre a necessidade de divulgação e promoção da cultura, apresentando seus ícones de prestígio, juntamente com iniciantes e, com isto, permitirá o acesso a informações que envolvam os mais variados temas artísticos. O corredor de ações que surgirá desta iniciativa permitirá o envolvimento do meio artístico de forma a criar novos conceitos, correntes, pensamentos e idéias que dinamizarão a arte brasileira nacional e internacionalmente.

Algumas ações também serão desenvolvidas no sentido de criar visibilidade para o projeto através, por exemplo, de um programa televisivo e um site na Internet — que promoverão discussões, blogs, informativos, exibirão gravações em vídeo e fornecerão um calendário da programação dos eventos do projeto. Os resultados do trabalho realizado serão expostos periodicamente nestes veículos de comunicação.

          

Serão utilizados mecanismos de divulgação das ações praticadas pelo projeto nas instalações do local de exibição dos espetáculos de variedades através de displays, cartazes, folders, anúncios na imprensa etc. Haverá exposições periódicas com propostas relacionadas aos temas propostos pelo projeto com mostra dos trabalhos destacados. Uma campanha de mídia permitirá a divulgação através de diversas peças promocionais, quando — além daquelas descritas acima — serão confeccionados camisetas, adesivos, buttons e objetos diversos relacionados ao projeto.

O espaço do CABARÉ CARUSO, utilizado nas ações propostas, se destinará à exibição dos resultados atingidos pelo projeto. Este espaço servirá, entre outras possibilidades, como um mecanismo de aproximação junto ao público interessado para inscrição de novos associados em participar de seus eventos.