Objetivos

     O projeto pretende formar profissionalmente jovens aprendizes (entre 12 e 16 anos), alunos da rede pública de ensino — moradores de comunidades de baixa renda — como técnicos de cinema e televisão. No primeiro módulo, serão ministrados durante três meses, nas instalações da A.I.C., cursos nas especialidades de Operação de Câmera, Edição de Imagens, Assistência de Produção, Assistência de Direção e Desenho-Animado — num segundo módulo, o projeto terá sua continuidade com cursos mais avançados. Todos os cursos obordarão ensino teórico-prático das ferramentas envolvidas e terão acompanhamento de especialistas em cada área. Os alunos receberão conhecimentos técnicos para utilização de novas mídias (como Internet, telefonia celular ou similares). Ao final do período de ensino, os alunos de todas as especialidades — aplicando os conhecimentos adquiridos —, serão integrados em uma só equipe e realizarão um pequeno filme a ser exibido em celulares, site do projeto, festivais de cinema e TV.
Pré-requisitos e Processo Seletivo (primeiro módulo)

Os jovens aprendizes participantes do projeto deverão estar matriculados e freqüentando o ensino médio da rede de ensino público da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, será necessário conhecimento básico de informática (Windows e Office). A direção das escolas conveniadas com o projeto fará o processo seletivo dos alunos e indicará aqueles que demonstrarem maior aptidão para as referidas especialidades.


Os Cursos (primeiro módulo)


      No primeiro mês letivo deste módulo, serão ministradas informações básicas em todas as especialidades e os alunos aprendizes participarão de pequenos exercícios que apontarão as potencialidades individuais — apontando o perfil das futuras especialidades para as quais serão indicados. No segundo e o terceiro meses letivos, esses jovens serão inseridos nessas especialidades, visando um aprendizado teórico-prático na realização de uma obra audiovisual de curta-duração a ser exibido em celulares, site do projeto, festivais de cinema e TV. O projeto oferecerá 120 vagas, num total de 6 turmas, com turmas de até 20 alunos com carga horária semanal de 4 horas.

 

     Os cursos oferecidos pela A.I.C. são voltados para jovens com um mínimo de conhecimento de informática, compatível com os atuais laboratórios de informática existentes nas escolas públicas. Serão introduzidas as ferramentas elementares (Windows, Office, Word, Excel, Acess, Outlook, Power Point, Paint etc.) para que os alunos aprendizes possam fazer uso de planilhas orçamentárias, redigir textos de produção, montar orçamentos e planejamentos de filmagens. Esses conhecimentos os tornarão aptos a estagiar, no futuro, em empresas de produção cinematográfica, de filmes publicitários ou emissoras de TV.

As Especialidades (primeiro módulo)

      A proposta do projeto é oferecer a esses jovens uma visão abrangente em todas as suas etapas: da Pré-Produção, passando pelas filmagens (Produção) até a sua finalização (Pós-Produção) e exibição. A A.I.C. oferecerá os seguintes cursos:


Edição de Imagens — capacitação para editar imagens de vídeo broadcasting, documentais, jornalísticas, publicitárias e didáticas. Utilização de ferramentas de última geração voltadas para novas mídias.

Operação de Câmera — para jovens que tenham uma aptidão para a percepção visual das situações, do comportamento das pessoas e que sejam sobretudo bons observadores. De perfil calmo, concentrado e organizado. Aprenderão o funcionamento de uma câmera miniDV digital, sua operação e linguagem audiovisual empregada pelos camera-men em qualquer tipo de registro audiovisual.

Assistência de Direção — voltado para jovens com espírito de liderança, que gostem de organizar e planejar eventos. E, naturalmente, tenham voz de comando sem autoritarismo. Jovens comunicativos, criativos e informados são os mais indicados.

Assistência de Produção – voltado para jovens com conhecimentos de matemática. De perfil organizado e atencioso. Com visão de conjunto e particular. Que tenham facilidade na operação de computadores para executar tabelas, cálculos e planejar recursos.

Desenho-Animado — voltado para jovens que demonstrem aptidão para o desenho e tenham boa redação. Que gostem de contar histórias e criar personagens. Aprenderão as técnicas para criar cenários, personagens, movimentos para objetos e personagens. A técnica do 3D e os princípios de perspectiva, composição e movimento.

Público-Alvo

      O público alvo do projeto é de jovens (de 12 a 16 anos) provenientes das comunidades de baixa renda da população — que estejam matriculados no ensino médio das escolas públicas e que possuam conhecimentos básicos de informática.

Benefícios do Patrocinador

      Este projeto está inscrito no Edital da Oi (Nº de Inscrição: 11054535) e deverá contar com os incentivos fiscais da Lei do ICMS do Rio de Janeiro (Processo SEC: E-18/002.207/2007).

Retorno Mercadológico:

• Inserção das logomarcas do(s) Patrocinador(es) em todas as peças de comunicação visual do projeto (folders, convites, cartazes, banners, anúncios, catálogos, camisetas, site do projeto e letreiro do filme produzido);

• Produção de releases sobre o projeto citando o apoio cultural do(s) Patrocinador(es) ao projeto;

• Citar a parceria com o apoio cultural do(s) Patrocinador(es) ao projeto e seu desdobramento social durante entrevistas coletivas, em eventos e festivais onde haja premiação e indicação do PROJETO;

• Veiculação do video resultante em TV, festivais de cinema, no site do projeto e nos celulares do(s) Patrocinador(es) .