Críticas


      "(...) a primeira obra plástica propriamente dita com caráter participante no sentido político foi a de Escosteguy em 1963, que, surpreendido por gestões políticas de vulto na época, criou uma espécie de relevo para ser apreendido menos pela visão e mais pelo tato (...) propõe-se ao objeto logo de saída, mas ao objeto semântico, onde impera a lei da palavra, palavra-chave, palavra-protesto, palavra onde o lado poético encerra sempre uma mensagem-social".

Hélio Oiticica (artista plástico)
Esquema Geral da Nova Objetividade, 1967



       "Dos artistas pop ou influenciados por ela, devem ser citados, entre os nascidos na década de 1930 ou antes, Pedro Escosteguy, Waldemar Cordeiro, Ubirajara Ribeiro, Wesley Duke Lee. (...) O gaúcho Pedro Escosteguy, de outra geração mas fazendo frente comum com os mais jovens, trabalhou desde 1964, com singeleza e dedicação, o visual e o verbal socialmente implicados".

Walter Zanini (Crítico de arte e curador)
História geral da arte no Brasil
Instituto Walther Moreira Salles, São Paulo
Fundação Djalma Guimarães, 1983.



       “Pedro Escosteguy inclinava-se ao cultivo da visualidade gráfica da palavra, da depuração da linguagem, da vinculação entre texto e formas plásticas, buscando integrar a palavra à imagem, num esforço criativo de trazer para a arte literária uma nova concepção do ato de contar histórias, que o situa na vanguarda das experiências concretistas da época, no que se refere à prosa de ficção.“

Soraya Patricia Rossi Bragança (Doutora em Letras, Professora da UERGS e Coordenadora do Acervo Literário de Pedro Geraldo Escosteguy — ALPGE)
PPG Letras, PUC-RS.



       “No caso específico dos trabalhos produzidos por Pedro Geraldo Escosteguy, também é adequado considerar o desejo do artista em favorecer uma aproximação entre público e obra através do Objeto como estratégia estética e como componente de modernidade embutido nesta mesma escolha, considerando-se o cenário sócio-cultural brasileiro dos anos 1960 e 1970.“

Ana Maria Albani de Carvalho (Curadora e Mestre em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica pela UFRGS)
Fragmento do livro Pedro Geraldo Escosteguy, poéticas visuais.