FACES NA FLORESTA


Macaco Muriqui
(Teatro Nacional de Brasília)
.

O projeto “FACES NA FLORESTA” — uma parceria da Sociedade para a Preservação do Muriqui — Preserve Muriqui e da LN Comunicação — está comprometido com a preservação da memória cultural e com a educação ambiental das comunidades do entorno de Santo Antonio do Manhuaçu, distrito do município de Caratinga, na região leste do Estado de Minas Gerais, a cerca de 390 km de Belo Horizonte. A transformação histórica e cultural dessa região surgiu de maneira decisiva, no ano de 1944, quando Feliciano Miguel Abdalla — filho de um imigrante libanês com uma brasileira — adquiriu propriedade de um descendente dos Orleans e Bragança que ali possuía terras. E, como homem apaixonado pela terra, Feliciano jurou preservar esta área (hoje transformada em reserva), conhecida por Fazenda Montes Claros. Difícil imaginar que ele estivesse consciente de que, naquele momento, estava começando a escrever um dos capítulos mais belos da cultura e da história das comunidades da região.

          

A história da preservação do muriqui — que se confunde com a história do povoado desde o surgimento de Feliciano na região — provocou transformações e construiu uma riqueza cultural genuína entre os nativos. Hoje, o local está se tornando um importante pólo eco-turístico de alcance nacional e internacional, proporcionando sustentabilidade à região. Este projeto contribuirá para a elevação dos níveis de conhecimento e consciência da população sobre sua cultura (ameaçada por falta de registro documental) e a ecologia locais (especialmente da preservação do macaco muriqui).

          
Represent. Preserve Muriqui e Dona Lada                                     Dra. Karen B. Strier

A proposta fundamental deste projeto é a fixação dos resultados das pesquisas iconográfica e antropológica — realizadas ao longo de mais de 20 anos — através da publicação de um livro com texto literário, fotos e desenhos abordando a realidade do macaco muriqui-do-norte e da comunidade do entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA). O livro não é uma tese: é um relato da pesquisadora Dra. Karen Strier [bacharel em Sociologia/Antropologia pela Swarthmore College (EUA), Máster e PhD em Antropologia pela Harvard University (EUA), professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), e pesquisadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais]. Esse relato será publicado em linguagem acessível, repleto de desenhos e imagens produzidas na região por importantes fotógrafos de arte. Portanto, poderá ser lido, entendido e apreciado por não cientistas, criando memória e referência culturais para a comunidade local e demais interessados de língua portuguesa.


O lançamento desse livro permitirá que diversos projetos possam ser implementados, entre eles destacamos os seguintes:

• Capacitação de membros da comunidade na área de serviços em turismo, como: Curso de Inglês, Artesanato, Atendimento ao Público e História da Comunidade e Costumes Locais.

• Organização do Segundo Festival do Muriqui, onde se busca o resgate das tradições locais com dois dias de festejos com cavalhadas, concursos de pião e outros “esportes” rurais, e concurso de musica e arte cênica.

• Projeto Renascentes: Onde se busca parceria com os produtores rurais do entorno da mata para que destinem maior parte de seus pastos para proteger as nascentes. Em contrapartida, a Preserve Muriqui ministra cursos para capacitação e aumento da produtividade, como: Técnicas de Manejo de Currais, Composição de ração e inseminação artificial.

• Reabertura da Biblioteca de Santo Antonio de Manhuaçu com o objetivo de torná-la um centro de formação cultural e inclusão digital em parceria com o Instituto Doctum (mantenedor da Faculdade de Turismo de Caratinga e outras) que recentemente desenvolveu um software livre a partir da base Linux, batizado de “Muriqui Linux”.

• Levantamento em conjunto com a Faculdade de Turismo de Caratinga para identificação e proposição de tombamento de bens culturais da região.

 

 

Realização:


Preserve Muriqui

 

Patrocínio:

 

Lei Incentivo à Cultura