Objetivo

A proposta fundamental deste projeto tem como objetivo dinamizar iniciativas que promovam a cultura, a arte e o meio-ambiente através da auto-sustentabilidade. A partir da utilização das Leis de Incentivo à Cultura e outros mecanismos de apoio institucional, o Projeto apresentará diversas ações que vão desde a exibição do acervo digitalizado do maestro Tom Jobim até a promoção de ações de inclusão social e digital.
Arte, Memorial e Ecologia serão enfocados de modo interativo e determinados como tema básico relacional para estudos de problemas e pesquisas que proporcionem o domínio do conhecimento. Através de uma metodologia desenvolvida a partir de técnicas contemporâneas, serão abordadas práticas que promovam as percepções da criação e da reflexão.
O INSTITUTO TOM JOBIM desenvolve, desde 1997, importantes projetos de educação ambiental e musical — TOM DA MATA, TOM DO PANTANAL e TOM DA AMAZÕNIA —, que aliam a paixão do maestro pela natureza à conscientização da sociedade. O PROJETO ÁGUAS DE MARÇO já se encontra em atividade inicial com a implantação do projeto TOM DA MATA no município de São José do Vale do Rio Preto através de um convênio com sua Prefeitura (Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Educação), com utilização do kit pedagógico e de visitas das escolas com todos os seus 4 mil alunos à Usina de Reciclagem. Esta proposta irá contribuir de maneira eficiente e eficaz na educação complementar dos alunos das Escolas Públicas locais (Municipais e Estaduais) com 4 diferentes linhas de ação: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL, OFICINA DE ARTE & FATOS e PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL.

Entre as diversas atividades propostas para o espaço, estão:

• A criação da CASA DE CULTURA ÁGUAS DE MARÇO, onde serão expostos o acervo digitalizado do maestro (desenhos, discos, objetos pessoais, fotos, músicas, partituras, periódicos e vídeos)² — hoje em desenvolvimento no Instituto Tom Jobim — e obras de artistas plásticos contemporâneos escolhidas por curadoria do projeto.

• Na CASA DE CULTURA ÁGUAS DE MARÇO haverá também uma sala com computadores para o trabalho de inclusão digital através da capacitação nas variadas ferramentas criativas para edição de imagem, som e vídeo com jovens da comunidade local que estejam matriculados em Escolas Públicas.³

• Dando prosseguimento ao projeto TOM DA MATA, serão empreendidos trabalhos com EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL, OFICINA DE ARTE & FATOS e PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL em um salão projetado com infra-estrutura adequada. Este segmento do projeto visa a valorização da cidadania e a conscientização ambiental.

• Criação de um estúdio de gravação e edição de áudio para músicos e profissionais do setor, onde serão ministrados cursos de capacitação de técnicos e artistas (além da utilização comercial do espaço como forma de sustentabilidade do projeto). Na casa anexa ao espaço hoje chamado de “casa da Beth”, poderá ser construída uma estrutura para hospedar as pessoas envolvidas com esta proposta.

• Promoção de seminários e oficinas com artistas e técnicos nos diversos setores da arte e da ecologia — que poderão ser provenientes das atividades hoje em andamento no Centro Tom Jobim – Cultura e Meio-Ambiente (Jardim Botânico, RJ) ou por indicação dos centros acadêmicos do país (núcleos de pesquisa por meio de convênio entre Prefeitura Municipal de SJVRP, UFRJ e UERJ).

• Projeto Ambiental com a criação de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e reflorestamento para recuperação de área degradada de 76 hectares (re-vegetação e re-introdução de animais silvestres).

• Parceria com o Ministério da Educação (Departamento de Educação para Diversidade e Cidadania) através de um programa aliado ao projeto “Vamos cuidar do planeta” pertencente ao Sistema Nacional de Educação Ambiental. Este programa dará formação a professores que tenham participado da Conferência Nacional Infanto-Juvenil (o projeto do MEC obteve chancela da UNESCO e de diversas alianças internacionais depois que o Brasil se tornou o primeiro país a popularizar em ambiente nacional os tratados internacionais nos quais é signatário).

• Parceria com o projeto “Cinema na Roça”, uma ação social criada pela ONG Conhecimento Solidário, que leva filmes nacionais a localidades do Rio de Janeiro que não têm salas de cinema (este projeto hoje é apoiado pela Claro).

____________________
² Será instalado um sistema de internet por satélite através de programa junto ao Ministério das Comunicações para permitir a integração do projeto com a disponibilização do conteúdo desenvolvido pelo Instituto Tom Jobim.

³ Aplicação de fundamentos básicos de computação estará incluída nesta proposta.