Esta exposição — em exibição do dia 30/08 ao dia 30/10/2005 —
mostra o trabalho da artista plástica TINA VELHO
no Oi FUTURO (Rio de Janeiro)
com patrocínio da Oi através da
Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS).


"Tudo não passa de uma imensa e infinita correlação de movimentos
sempre se fazendo, desfazendo e refazendo.
" (Tina Velho)


Maquete da exposição
(Ouro Preto)

 

O projeto “E.A.F.” tem como objetivo criar um ambiente dinâmico e imersível, construindo uma linguagem que insere, através de diferentes técnicas, elementos como a imagem, o som e o movimento. A partir de cinco trabalhos, apresentados de forma simultânea e com um mesmo tema: o movimento constante das funções orgânicas. Desse modo, o projeto pretende criar um paradoxo entre eternidade e fugacidade — um agente desencadeador que transforma uma vida em outra vida e o repouso em movimento.

Trabalhos do E.A.F.











(Clique nas imagens)
O “E.A.F.” explora a força que altera a propriedade dos corpos de persistir no estado de repouso ou de movimento, vida ou morte. O projeto “E.A.F.” se propõe a criar um ambiente que traz à tona estes conceitos e questões. Na galeria, o som imperceptível da respiração e pulsação será aumentado e diminuído sistematicamente, de forma a chamar a atenção do público em determinados momentos.

Este trabalho surge, portanto, de uma nova configuração. A construção de um espaço de junção entre diversos sons, imagens e movimentos — passagens. É o território formado por este trânsito que surge para mostrar uma sensação que não poderia ser experimentada de outra forma. É um sistema de interações: som, luz, imagem e movimento.

TINA VELHO vive e trabalha no Rio de Janeiro. É graduada em Gravura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Frequentou diversos cursos de arte no MAM e na Escola de Artes Visuais do Parque Laje. Fez exposições individuais e coletivas no Brasil e no Exterior. Especializada na área gráfica, trabalha com imagem digital desde 1994, realizando pesquisas com a cor e a matriz da imagem. É professora de litografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1996 e em 1998 ajudou a implantar o Laboratório de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Laje, onde, desde então ministra o curso “Matriz Digital”. É também sócia da empresa Metapixel, que atua na área de pós-produção de vídeo digital.

Realização


LN Comunicação

LN Comunicação

Patrocínio:

Lei Estadual de Incentivo à Cultura