LN COMUNICAÇÃO e FUNDAÇÃO MOVIMENTO ONDAZUL

apresentam

projeto ECO-ARTE

CENTRO EXPERIMENTAL DE ARTE RECICLADA

A Fundação Movimento OndAzul nasceu da capacidade de antecipação de Gilberto Gil — artista brasileiro mundialmente conhecido, ambientalista militante e ex-Ministro da Cultura do Governo Lula — em perceber que a água se tornaria o principal tema ambiental deste início de século XXI. Entre os membros fundadores da OndAzul estão Alfredo Syrkis, Cacá Diegues, Carlos Minc, Fernando Gabeira e Washington Olivetto.



Resíduos sólidos
Resíduos sólidos na baía de Guanabara
(Rio de Janeiro, RJ)

Apliando seu espectro de ação, a OndAzul passou a realizar outros projetos de intervenção sócio ambiental e campanhas em defesa do meio ambiente com um forte componente social, abordando temas como os resíduos sólidos.


Móveis fabricados com garrafas PET coletadas


Aulas de áudio-visual

A iniciativa da LN COMUNICAÇÃO — organizacão com diversas ações empregando as artes como principal agente de transformação social — traz a questão da utilização das artes plásticas e do áudio-visual, em conjunto, como uma forma de viabilizar a criação de dois pólos produtivos que se complementam e proporcionam, entre outras possibilidades, a não interrupção do processo de auto-sustentabilidade.

Resíduos sólidos
Garrafas PET coletadas

Este conceito surge da necessidade de gerar condições, dentro da comunidade, à continuidade da prestação de serviços profissionais e da realização de produtos ofertados ao mercado. A inserção da população de baixa renda no mercado de trabalho é um dos principais desafios brasileiros hoje. E um dos maiores problemas em projetos de capacitação profissional nestas comunidades é manter sua contínua absorção em um mercado cada vez mais competitivo.

Este projeto está comprometido com a arte e a sua utilização como meio para o desenvolvimento da cidadania e da auto-sustentabilidade. Seus parâmetros básicos são a criação coletiva e individual, e a pesquisa das formas contemporâneas da arte através da reciclagem de materiais sólidos.


Alunos do projeto Reciclagem e Cultura

Inicialmente, o projeto ECO-ARTE utilizará, de forma integrada — além das ferramentas básicas do ensino escolar —, a criação artística através de um programa de capacitação profissional nas áreas de áudio-visual e de artes plásticas. Este programa deverá ser expandido, futuramente, para áreas pertinentes ao seu desenvolvimento, como por exemplo, música e teatro.


Aluna do projeto Reciclagem e Cultura
Seu funcionamento como um CENTRO EXPERIMENTAL será gratuito e se desenvolverá através das diversas ferramentas que instrumentalizarão a criação artística e estará sempre formando uma nova geração de artistas e técnicos. Este projeto conta com os incentivos fiscais das Leis Rouanet (IRPJ), do ICMS e do ISS.

Para obter maiores informações e para apoiar ou patrocinar esta iniciativa, entre em contato conosco clicando aqui ou via telefone (21) 2540-6768.

Realização


Fundação OndAzul

LN Comunicação