projeto ITINERÁRIO DO SAL     

 

O que é...

ITINERÁRIO DO SAL é uma ópera multimídia. É a concretização de um trabalho de criação realizado por MISO ENSEMBLE, grupo português fundado em 1985, que mostra uma nova forma de fazer e pensar a música, onde composição e improvisação são os meios utilizados para criar obras musicais distintas e onde a utilização da informática musical em tempo real como complemento e extensão dos instrumentos acústicos tem dado lugar a um trabalho pioneiro de investigação e criação no campo da música electrónica.

 

EXTRATOS DE IMPRENSA

"Aliando uma presença cênica de rara intensidade a uma incrível virtuosidade no tratamento eletrônico das imagens e dos sons, Miguel Azguime absorve-nos para o interior de um turbilhão de imaginação infatigável, para o labirinto de uma invenção de cada instante: grandes planos do sentido, de palavras, de sons, de gestos, de situações, de posturas. Difundido a partir de um dispositivo que circunda o público, o som toma conta do espaço, enquanto que a imagem projetada sobre múltiplos ecrãs se torna volume e território. Em palco, Miguel Azguime conduz o público a um ritmo alucinante, num ato de loucura, de espanto, de emoção."

(Bertrand Dubedout — Festival Mira, França, 04/04/2006)

 

“Na sua essência, a linguagem não faz sentido. Ela não é mais do que uma sucessão de sons, tão natural como o barulho do vento no trigo ou o crepitar dos grãos numa montanha de sal. É com uma coerência fora do comum que o Miso Ensemble segue este princípio na sua ópera multimídia ‘Itinerário do Sal’. É inimaginável um prelúdio mais prometedor do que este para o festival Europa em Cena, o encontro de teatro luso-alemão da Studiobühne.”

“Através de uma performance genial, Azguime eleva a sua arte para um outro patamar totalmente diferente. Aqui tudo se torna Arte da “prestidigitação. Movimentando os lábios de forma artística, o ator solta frases sobre o “autor ausente” (que comicamente se encontra no palco) em cascatas de som. Não se pode dizer que este autor esteja “no meio do silêncio”, no “contexto de estar calado”; ele cacareja e ronrona, ele parte com os dentes e ladra até romper a própria palavra até que ela se dissolve em prazer, mas também em terror. O abismo da loucura torna-se visível por detrás do vazio transparente das palavras.”

   

Apresentações

O MISO ENSEMBLE esteve no Brasil (Teatro Oi Futuro Flamengo no Rio de Janeiro e Teatro Oi Futuro Klauss Vianna em Belo Horizonte) entre os dias 30 de Julho e 22 de Agosto de 2010 para a realização do espetáculo ITINERÁRIO DO SAL.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O espetáculo

O espetáculo ITINERÁRIO DO SAL é uma reflexão sobre a Criação e a Loucura, que gira em torno da linguagem, da palavra-sentido e da palavra-som; ambas tratadas como dimensões da voz, da voz enquanto extensão do corpo e ambas totalmente integradas na construção cênica como projeção tangível da ressonância das palavras através do som e da imagem.

Áudio, Vídeo e processamento eletrônico em tempo real associados à projeção espacial da voz, da poesia, do gesto, da música e do traço, desenvolvem uma polifonia de sentidos, um contraponto de significados, uma exuberância de emoções.

Um performer/autor no palco talha ao vivo novos trilhos na música eletrônica; o som, a luz, as imagens e o movimento como que desenhados, pintados ou esculpidos, desafiam de forma poderosa, intensa e emocionante as convenções e os limites entre Música, Teatro e Ópera.

>>> Faça download do libreto do espetáculo.




 

“(…) Azguime oferece Jandl sob êxtase, em transe digital da velocidade. Com cabos ligados por todo o corpo, apoiado por três técnicos, ele torna visíveis as suas ruínas de palavras em tempo real, e passa-as na forma de letras chamejantes e flutuantes num telão gigante. Só o brilhantismo da técnica, a perfeição e a originalidade dos desabamentos ópticos e acústicos já fazem desta representação de uma hora um espetáculo a ver.”

(Von Oliver Cech – Kolner Stadt-Anzeiger, Alemanha, 12/03/2007)

>>> Faça download do clipping de imprensa europeu (6Mb).


Patrocínio:

        
Instituto Oi Futuro

 

Realização


LN Comunicação

LN Comunicação

Lei de Incentivo à Cultura