Quem somos
Criada em 1999 por um grupo de profissionais de cinema e televisão, LUZ DE ARTE atua na produção cinematográfica, de vídeo e broadcasting, junto a Academia Internacional de Cinema e TV (escola de formação e reciclagem dos técnicos de base do setor). Publica obras técnicas audiovisuais, promove convênios internacionais no setor, organiza mostras gratuitas em seu cineclube, realiza diversas produções em seu estúdio e organiza palestras e workshops técnico-artísticos de cinema e televisão.Já produziu mais de 45 filmes em curta-metragem de ficção, programas de TV, comerciais e atuou como coprodutora em filmes de curta-metragem.
À frente da produtora como seu diretor, roteirista e diretor de fotografia, JORGE MONCLAR é graduado como Diretor e Diretor de Fotografia pelo IDHEC- Institute des Hautes Études Cinematographiques – Paris - França , com mais de 25 anos de experiência em cinema e TV no Brasil e no exterior. Cinegrafista do cine jornal Gaumont Revue du Monde. Iluminou para Televisão: Vinhetas de novelas com Hans Donner, Comerciais para Globotec e Globograph e para o programa “Fantástico” da Rede Globo, para o programa “Bar Academia” da Rede Manchete. Fotografou filmes, documentários para agencias de notícias e emissoras estrangeiras de televisão. Fotografou comerciais para mais de 50 empresas do Rio, São Paulo, Minas Gerais e RG do Sul. São mais de 50 filmes de curta metragem em sua atuação como Diretor de Fotogradia, entre eles, clássicos como: “Fazendas Clássicas” de Humberto Mauro, “Aleijadinho” de Joaquim Pedro de Andrade e “Novembrada” de Eduardo Paredes. Trabalhou com importantes diretores, como: Stanley Donne (“Love in Rio”), Nelson P. dos Santos (“Um ladrão”), João Baptista de Andrade (“O Cego que gritava Luz”), Milton Alencar Jr. (“Garrincha, estrela solitária”). É autor dos livros: “O Diretor de Fotografia", “Linguagem Cinematográfica”, “O Assistente de Câmera e Roteiro Cinematográfico passo a passo”. É coordenador didático da AICTV – Academia Internacional de Cinema e TV (Rio de Janeiro).
____________________________
Criada em1994, a LN COMUNICAÇÃO tem se dedicado à realização de projetos culturais. As produções envolvem as áreas de artes visuais, arte-tecnologia, obras de referência, música, entretenimento, programa de TV, confecção de CD-ROMs, editoração e publicação de livros, sites na internet, geração de Banco de Dados e atividades pertinentes à área de cultura. A LN COMUNICAÇÃOrealiza projetos que se utilizam dos mecanismos das leis de incentivo à cultura com Marketing Cultural e priorizam a inclusão social e digital.
À frente da produtora como seu diretor, LUIZ NOGUEIRA tem formação em música pela BERKLEE COLLEGE OF MUSIC, Boston, USA (1982); em Português-Literatura (antiga e extinta FACULDADE NOTRE DAME – Rio de Janeiro – 1976); em Economia (UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – Rio de Janeiro – 1976); e é Analista de Sistemas pela PUC/RJ - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (1976). Realizou inúmeros vídeo-clips pela SONY MUSIC no Brasil. Desenvolveu em 1994-1995, o Sistema VILLA-INFO (offline) — SISTEMA PARA INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL E DO ARQUIVO DE IMAGEM E SOM no MUSEU VILLA-LOBOS. Publicou os CD-ROMs multimídia de música clássica com VIDA & OBRA DE HEITOR VILLA-LOBOS (1995) e com ERNESTO NAZARETH, REI DO CHORO (1996). Realizou e publicou diversos SONG-BOOKS® em parceria com a Almir Chediak Produções Ltda, onde introduziu a utilização de computadores no processo de editoração eletrônica. Realizou diversos projetos de exposições de artes visuais com oficinas voltadas para comunidades de baixa renda. É consultor e parceiro no Rio de Janeiro para o FILE RIO - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (2006 a 2009) realizado no Instituto Oi Futuro no Rio de Janeiro com patrocínio da Oi (Telemar Norte-Leste S/A). Participou do projeto ENSINO_ARTE_REDE do Núcleo de Arte Tecnologia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro (2007 a 2009). Mantém parceria também com a Fundação Movimento Ondazul (dirigida por Gilberto Gil), onde presta consultoria cultural. Ao longo dos últimos anos,vem realizando como criador, coordenador e diretor geral de projetos como CABARÉ CARUSO (espetáculo de variedades) com o conceituado cartunista brasileiro CHICO CARUSO e outros 20 artistas no elenco; projeto ITINERÁRIO DO SAL (com o grupo português de música experimental MISO ENSEMBLE), ambos patrocinados pela Oi (Telemar Norte-Leste S/A) no Instituto Oi Futuro (itinerante pelo Brasil).
_____________________________